Associações que deves ajudar

Nos dias de hoje, é cada vez mais comum existirem desigualdades e intolerância. A solidariedade para com o próximo é cada vez mais rara e essencial, pois é através dela que é possível combater injustiças e trazer ao mundo, e às pessoas, a esperança que se julga perdida. Ajudar o próximo é uma ação muito gratificante, principalmente para quem precisa de ajuda, mas também para quem ajuda. Para ajudar é preciso saber não julgar, é preciso saber colocarmo-nos no lugar da outra pessoa e pensarmos “se fosse eu naquela situação, o que é que eu iria precisar para me sentir melhor?”. É fácil existir um grande preconceito para com pessoas carenciadas, é comum ouvirmos, por exemplo, a frase “em vez de estar a pedir na rua devia estar à procura de trabalho”, mas não é assim que devemos pensar. Devemos afastar estes pensamentos egoístas e aprendermos a “calçar os sapatos” dos outros. Existe sempre uma história, uma razão, um motivo…

A situação pandémica que todos vivemos, veio a despertar um sentimento de entreajuda muito grande dentro de todos nós. Uma onda de esperança entrou nos nossos corações e várias ações solidarias foram realizadas, nas mais variadas áreas, com o objetivo de ajudar uma causa para um bem maior. Existem várias ações que podes realizar para ajudar uma associação: dar comida, ajudar monetariamente, fazer voluntariado, entre outras. Deste modo, vamos falar de algumas associações que deves ajudar, de acordo com as tuas crenças e convicções.

A União Zoófila é uma associação sem fins lucrativos que visa a defender, cuidar e proteger animais domésticos em risco. Trata-se de uma associação que não recebe qualquer tipo de apoios do estado e apenas vive do pagamento das quotas dos seus sócios, donativos e voluntariado. Cuidam de centenas de animais domésticos, suportando a sua alimentação, cuidados médicos e carinho. Podes ajudar esta associação adotando um animal, tornando-te voluntário ou fazendo um donativo.

A APAV é a Associação portuguesa de Apoio à Vítima. Trata-se de uma instituição, sem fins lucrativos e de voluntariado, de solidariedade social que tem como objetivo promover e contribuir para a informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de crimes, prestando os seus serviços gratuitamente e confidencialmente. Podes ajudar esta associação voluntariando-te ou fazendo um donativo.

A Aliança Portuguesa de Associações das Doenças Raras tem como objetivo representar várias Associações junto das Instituições na área da saúde, reabilitação, segurança social e educação. Pretendem deste modo defender as necessidades de quem vive com algum tipo de doença rara, integrando essas mesmas pessoas na sociedade, sensibilizando a opinião pública. 

A Ajuda Berço é uma associação sem fins lucrativos que tem como principal objetivo ajudar, cuidar e dar um lar a crianças e bebés desprotegidos. Esta associação visa a dar um futuro a crianças que apenas procuram amor e um lar para se sentirem protegidas. Podes voluntariar-te ou fazer um donativo para que esta associação possa continuar a dar sorrisos a muitas crianças.

A CASA é o Centro de Apoio ao Sem Abrigo, trata-se de uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo despertar cada um de nós para uma realidade que está diante dos nossos olhos, mas que cismamos em ignorá-la. Têm como missão ajudar todos aqueles que se encontrem na condição de sem-abrigo, disponibilizando ajuda, apoio, bens alimentares, vestuário e serviços de reintegração social, independentemente da etnia, religião ou género.

Existem muitas outras associações que podes e deves ajudar sempre que te for possível. Num mundo de frieza, é preciso mantermos os nossos corações quentes e ajudarmos a devolver a esperança a quem mais precisa. É preciso aprendermos a sermos gratos pelo que temos e sabermos o significado da palavra “ajuda” e “partilha”. Um pequeno gesto teu, pode mudar a vida de alguém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *