Marie Kondo: As incríveis técnicas de arrumação

Blog_MK_1

Fonte: Instagram de Marie Kondo

Entre cozinhar, lavar, estender e engomar a roupa, a arrumação e organização da casa costumam ser as tarefas mais adiadas por todos nós. Ora por falta de tempo, ora por falta de espaço, ora por tudo se tornar um caos pouco tempo depois de ser arrumado. A pensar nisto e em todos nós, reunimos as principais dicas e técnicas da japonesa Marie Kondo, a especialista em organização que já ajudou milhares de pessoas com os seus quatro livros e a sua série, disponível na Netflix,A Magia da Arrumação”.

As suas técnicas são o sonho de qualquer pessoa – poupam espaço e são simples de manter, basta adotar alguns métodos e esquecer tudo o que sabíamos sobre como dobrar roupa. Marie Kondo revolucionou a arrumação e a organização da casa e, vocês, que nos estão a ler, estão prestes a perceber exatamente isso. Vivam num apartamento pequeno ou numa moradia de dimensões avantajadas, tenham poucos ou muitos armários, de fácil ou difícil acesso, estas técnicas vão ser capazes de vos ajudar e muito. Acreditem. Comecemos com as dicas mais básicas:

1. Pensar: “Isto traz-me alegria?”

A primeira dica da especialista japonesa é pegar em todas as coisas que tenham num determinado armário, gaveta ou prateleira e perguntarem-se “se vos traz alegria”, se vos é realmente útil. Se a resposta for negativa, é muito simples, coloquem-nas num saco para doar a pessoas a quem essas peças possa trazer felicidade.

2. Categorizar

Quando começamos a arrumar, o nosso primeiro instinto é começar numa divisão (cozinha, quarto, sala, etc) e ir “dando a volta” à casa. Segundo Marie Kondo, a técnica não deve ser essa mas sim irem por categorias. Ou seja, em vez de pensarem por divisão, categorizem os vossos items: livros, documentos, roupa, toalhas, utensílios, etc.

1. Uma “casa” para cada categoria

Segundo a craque da organização, o método do empilhamento não resulta. É necessário encontrar uma “casa” para cada categoria. Isto significa que precisam de caixas, muitas. E frascos. A ideia é que seja tão simples guardá-los como ir buscá-los mais tarde. 

Depois de ultrapassarem estas três primeiras fases com sucesso, está na hora de reaprender como dobrar roupa. O segredo para seguir o método de Marie Kondo é simples: não desistir! Já o truque é perceber que todo o tipo de roupa pode traduzir-se num retângulo com costuras e que pode e deve ser dobrado na forma de um retângulo – calças, camisolas, cuecas e boxers, meias e panos. Ao optarem por dobrar desta forma, ficarão surpreendidos com o espaço que conseguirão poupar no vosso armário pois aproveitarão bem melhor a altura dos vossos armários e gavetas. Além disso, toda a vossa roupa ficará visível, algo que não acontece com o método tradicional. Mas agora, é tempo de passarmos à parte prática!

Como dobrar meias

  1. Colocar o par de meias direito, com uma meia em cima da outra;
  2. Dobrar a parte do dedo do pé para dentro e deixar uma pequena margem na parte superior;
  3. Dobrar para o centro;
  4. Dobrar ao meio para que fique numa posição vertical.

Como dobrar roupa interior

  1. Colocar as cuecas direitas e à nossa frente;
  2. Dobrar ao meio, de baixo para cima, diminuindo a altura das cuecas;
  3. Dobrar as laterais;
  4. Dobrar a parte da virilha para diminuir um pouco mais a altura e formar um retângulo.

Como dobrar t-shirts

  1. Colocar a t-shirt esticada à nossa frente;
  2. Dobrar o lado direito com a manga esticada;
  3. Dobrar a manga em metade;
  4. Dobrar o lado esquerdo e repetir a dobra da manga, de forma a que a t-shirt forme um retângulo;
  5. Dobrar o decote em direção à parte de baixo da t-shirt, deixando um pequeno espaço entre eles;
  6. Dobrar até metade;
  7. Dobrar novamente ao meio para que fique na posição vertical.

Como dobrar calças

  1. Dobrar a perna esquerda sobrepondo a perna direita;
  2. Dobrar a parte da virilha;
  3. Dobrar do fundo até à cintura, deixando um pouco de espaço;
  4. Dobrar para dentro até que as calças fiquem na posição vertical.

Fonte: goop.com

Marie Kondo explica-nos também como organizar acessórios e esta tarefa revela-se mais simples ainda – basta terem vários compartimentos onde possam dividir os colares, anéis, pulseiras e óculos de sol. Na IKEA encontram algumas soluções de arrumação que vos podem ser bastante úteis. Neste vídeo, a especialista demonstra como organizar os acessórios: 

Além da roupa e acessórios, as técnicas de Marie Kondo são aplicáveis às mais inúmeras peças e divisões, desde as écharpes à cozinha ou despensa – basta fazer uma seleção, categorizar, dobrar em forma de retângulo, no caso da roupa e alguns acessórios; ou colocar em caixas, frascos e outros compartimentos, no caso de se tratar de alimentos (condimentos, massas, arroz, cereais, sementes, etc). Se ficaram curiosos, desafiamo-vos a espreitar o Instagram deste génio da arrumação ou o seu canal de Youtube, para perceberem efetivamente o potencial deste método, e a ir ao site da Anjewels para descobrirem acessórios que vos “trazem alegria”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *