Como manter uma mente saudável durante o confinamento

“Confinamento” já é um termo com o qual estamos todos muito bem familiarizados. Uma realidade que antes nos parecia impossível de ser vivida, hoje é o nosso modo de vida, a forma que arranjámos de nos mantermos protegidos e a quem mais amamos. O evitar aglomerados, o evitar contactos próximos, o deixarmos de dar um abraço ou um beijo a quem mais gostamos, o deixarmos os nossos trabalhos (em muitos dos casos), o medo constante do amanhã, já se tornou parte da nossa rotina. Coisas que antes tínhamos como garantidas, foram-nos tiradas de repente em prol de um bem maior, mas ainda assim é difícil aceitar e ficar bem com toda esta nova realidade. Uma realidade que parece nunca mais ter fim… Antes ansiávamos pelo regresso a casa após um dia longo no trabalho, hoje desejávamos poder ir trabalhar, estudar, passear, sair de casa. 

Com todos os “mas” e “se’s”, existe uma tendência para entregarmos a nossa mente à escuridão e sentirmo-nos tristes, desmotivados, preguiçosos, mas para o bem da nossa saúde mental é importante contrariarmos estes pensamentos. Os dias parecem longos, mas existem várias atividades que podes fazer para conseguires tirar um maior proveito destes dias, fazê-los render a teu favor e, acima de tudo, manteres a tua mente saudável.

Aproveita os dias de confinamento para limpares a fundo a tua casa, é importante mantermos um ambiente limpo e leve para que o nosso humor se eleve. Se for do teu interesse, remodela uma área da tua casa. Temos tendência a passar demasiado tempo numa determinada divisão da casa, muda a disposição dos teus móveis, acrescenta plantas, acrescenta alguns elementos de decoração, explora as áreas. 

Fazer exercício físico é uma excelente atividade para manteres o corpo e a mente sã. Existem vários treinos disponíveis online que poderás acompanhar diariamente e assim construíres o teu próprio plano de treino consoante os teus objetivos. É uma boa atividade para fazeres sozinho ou em família.

Não há nada melhor que aproveitarmos o tempo que temos para cozinhar e experimentar criar receitas novas. Seja um prato principal ou uma sobremesa, cozinhar é uma atividade divertida para toda a família e deixará todos bem-dispostos.

Caso tenhas um quintal, tira o maior proveito deste espaço. É importante respirarmos ar fresco, apanharmos uns raios de sol e convivermos com a natureza para mantermos a nossa mente fresca. Se não tens um quintal, não tem problema! Tira o maior proveito da tua varanda e/ou vai dar um pequeno passeio em torno da tua casa, sempre de máscara, pelo menos 3x por semana.

Com tanto tempo livre, é altura de pores os filmes e séries em dia. Prepara um balde de pipocas e disfruta de belas tardes de cinema.

Os trabalhos manuais são excelentes para quem tem crianças em casa, mas também para quem não tem, pois são excelentes aliados contra o tédio e desmotivação. Uma atividade divertida e super relaxante.

Com os cabeleireiros, barbeiros e centros de estética fechados, é altura de nos reinventarmos e descobrirmos as nossas skills para a área da beleza. Não deixes de cuidar de ti! É importante cuidarmos da nossa aparência para que nos possamos sentir bem, cuidados e motivados. Existem excelentes opções no supermercado que te poderão ajudar. Cria o teu próprio salão de beleza, em casa!

Aproveita o tempo livre para leres aquele livro que está há muito na tua prateleira. Desfruta de um momento sossegado e trabalha a tua mente para viajar sem sair do lugar. Verás que os livros serão uma ótima companhia para passar o tempo.

Faz jogos em família! Existem imensas opções de jogos didáticos que poderás fazer que irão despertar sorrisos e boa-disposição entre todos. É importante fortalecer os laços familiares.

Faz videochamada com os teus familiares e amigos. Manteres o contacto, mesmo que à distância é muito importante para manteres a tua mente sã e a de quem mais gostas. Para além de que podem fazer imensas atividades juntos, até uma refeição!

Se tens oportunidade de trabalhar em teletrabalho aproveita pois é um grande aliado contra a depressão. Se não tens pensa em formas de te reinventares. Pesquisa como podes criar o teu próprio negócio ou como podes ganhar uma ajuda extra.

Antes queixávamo-nos de falta de tempo, hoje temos tempo a mais. É importante rentabilizarmos o tempo e tirarmos o melhor partido dele. Aprendermos a dar valor ao que tínhamos, mas sabermos dar valor ao que temos e que podemos fazer para melhorar estes dias tão cinzentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *